TK90XArcoiris

Cantinho do TK90X
DEF_FN Lista de páginas favoritas


EnterNEXT
 Início > Menu > LIST

Aqui está uma seleção de páginas web relacionadas direta ou indiretamente ao TK90X.

Páginas em português

Páginas pessoais

* Cantinho do TK90X, que você está lendo neste momento. :)
E agora o Cantinho tem o seu próprio blog!

* Clube do TK90X, de Marcelo Martins (comentário de 25/12/2011). 

* Datacassete, de Leonardo Roman da Rosa (comentário de 06/05/2009).

* LuccasCorp. Eletrônica, de Eduardo Luccas (comentário de 25/12/2011).

* Blog do Victor Trucco (comentário de 25/12/2011).

* Casa dos Nerds de Mauro da Rocha Xavier Neto (comentário de 10/01/2012).

* A Vida com o ZX Spectrum de Mirko Lerotic Filho (comentário de 25/02/2009). 

* ZX Spectrum, o pequeno notável de Ivan Scotelari (comentário de 11/02/2009).

Organizações, grupos e outros

* Revista Jogos 80 (comentário de 10/01/2012).

MCI – Museu da Computação e Informática (comentário de 15/02/2009).

Sinclair Games (comentário de 17/02/2009).

* TK-WIKI (comentário de 25/12/2011).

Yahoo! Yahoo! Brasil Grupos: TK90X (comentário de 25/12/2011).

Yahoo! Yahoo! Brasil Grupos: Clube do TK (comentário de 25/12/2011).


Páginas em idioma estrangeiro

WOS World of Spectrum (comentário de 13/02/2009).

Tipshop The Tipshop (comentário de 16/02/2009).

YS The Your Sinclair Rock'n'Roll Years (comentário de 06/03/2009).

Crash Crash The Online Edition (comentário de 02/05/2009).

* Sinclair User Magazine Online (comentário de 03/02/2012).

* 1-bit Music News (comentário de 21/02/2012).


Meus comentários

Os comentários abaixo pretendem ser uma breve apresentação dos sites mencionados. Todos os comentários são datados, para que o leitor tenha ideia do quanto eles podem estar desatualizados.

Se alguns dos links estiverem quebrados, peço por gentileza que me informe por e-mail.

1-bit Music News (21/02/2012).

Idioma: inglês.

Música de 1-bit é feito com o som nativo do TK90X, isto é, sem o uso de expansões como o Explorer. Shiru, autor de várias músicas de 1-bit,mantém este blog que traz várias notícias e lançamentos recentes nesse tipo de produção artística. Vale a pena conferir, pois de tempo em tempo surge alguma nova produção tanto para TK90X como para outros computadores.

Casa dos Nerds  (10/01/2012)

Mauro da Rocha Xavier Neto, autor deste blog que ainda está no início de atividade, mas que promete trazer informações sobre "retrocomputação, jogos e gambiarras". São várias as plataformas de interesse do Mauro, incluindo um ZX Spectrum +2 que é mais relacionado ao TK90X. 

* Clube do TK90X (25/12/2011)

Na minha opinião o site do Marcelo Martins é o melhor do Brasil dentre os que abordam sobre o TK90X. Não se restringe somente a esta linha de computadores, pois há algumas coisas sobre outros produtos da Microdigital. Contémmuitas informações sobre a história, hardware, periféricos, programas e projetos no estilo "do it yourself". O layout é bem feito, que torna a navegação nas páginas bastante agradável e as informações facilmante localizadas. Ricamente ilustrado, possui muitas fotos de equipamentos da época e de capas de livros. Há também arquivos para serem baixados como manuais, esquemas eletrònicos, imagens de discos e de ROMs e logotipos. Os logotipos merecem um comentário à parte, pois são reproduzidos fielmente a partir das que foram usadas pelas empresas da época, convertidas para formato vetorial CDR (Corel Draw 8). Sem dúvida o Clube do TK90X é uma visita obrigatória para todos os fãs.

Crash Crash The Online Edition (de 02/05/2009)

Idioma: inglês

Ao lado de Your Sinclair, o Crash foi uma das revistas inglesas importadas sobre o Spectrum que li bastante. A versão online não contém a maioria dos artigos da revista, mas as páginas digitalizadas podem ser encontradas no World of Spectrum. A revista circulou entre 1984 a 1992, totalizando 98 números. No site há um fictício número especial 99, com algumas matérias extras que não foram publicadas na revista real.

* Datacassete (06/05/2009)

Uma página sobre diversos micros antigos, inclusive a linha TK/ZX Spectrum. Contém arquivos digitalizados de manuais (tem manuais do TK 90X, TK 95 e do light pen), artigos de revistas (entre elas a Micro Sistemas era o que eu mais comprava) e livros. Na seção de informações técnicas destaca-se o excelente esquema elétrico do TK90X, desenhado pelo Jorge Braga. Também se encontram alguns programas nacionais, incluindo a fita Arco-íris que acompanhava o TK 90X. O layout é bastante agradável aos olhos e a navegação é bastante fácil. Em resumo, é excelente fonte para os amantes do TK e demais computadores antigos.

* Revista Jogos 80 (10/01/2012)

Jogos 80 é uma revista eletrônica que procura resgatar o estilo e o conteúdo das revistas sobre jogos e computação da década de 1980. Há artigos que retratam a história dos games e computação da época, incluindo entrevistas com personalidades que atuaram no ramo, análises de jogos no estilo review que fazia sucesso nas revistas antigas, e até artigos sobre equipamentos e eletrônica. Todas as edições são disponibilizadas gratuitamente e, apesar de estar em formato digital, a concepção gráfica é feita para permitir que seja impressa e lida como uma revista real. Seus idealizadores são Garretimus (Marcus Vinicius Garrett Chiado) e Eduardo Luccas, que aceitam artigos dos colaboradores. Jogos 80 é leitura obrigatória não somente para os fãs do TK 90X, mas por qualquer apreciador dos jogos da época.

* LuccasCorp. Eletrônica (25/12/2011)

O Eduardo Luccas criou um pequeno portal de eletrônica e de computadores e videogames de 8 bits. Ainda está em construção, porém já há muitos artigos e outros materiais. Em relação ao TK90X, há interessantes modificações de hardware como implementação de saída A/V para televisores modernos, uso de fonte chaveada de PC (AT ou ATX), saída para vídeo RGB e saída de vídeo para NTSC. Há ainda o Projeto Beta Disk, cujo objetivo é preservar programas que foram adaptados para funcionarem com interface de drive padrão Beta 48 (CAS, Arcade, IDS, CBI e outros). O visual é limpo e agradável, com navegação que permite fácil acesso às informações. O LuccasCorp. Eletrônica é uma boa fonte de consultas para os que gostam de empunhar um ferro de solda.

MCI – Museu da Computação e Informática  (15/02/2009)

Esta página é de um museu sediado em Sorocaba - SP, que tem como objetivo preservar a história da informática no Brasil. Gostaria muito de fazer uma visita real a este museu, mas até agora só pude fazer visitas virtuais na sua página. Eu destaco o MCI pela ficha técnica dos microcomputadores antigos, a história dos fabricantes brasileiros e uma interessante cronologia da informática no Brasil. Não é preciso dizer que o TK 90X e a Microdigital estão devidamente contemplados nesta página.

Sinclair Games (17/02/2009)

Elaborada por um grupo de quatro autores, destaca-se pela excelente apresentação, e pretende (ou pretendia) fazer um acervo de dados sobre jogos. Bastante completa, para cada jogo há uma ficha técnica, as instruções, dicas, comentários e até avaliações com notas. Há também várias telas dos jogos, com comentários. E tudo em idioma português. Infelizmente parece não ter sido atualizado desde 2002, e não possui um número grande de jogos. Seria interessante se este projeto fosse retomado pelos autores.

* Sinclair User Magazine Online (03/02/2012)

Idioma: inglês

Sinclair User foi uma das revistas inglesas que chegaram a ser importadas e eram disponíveis no Brasil. Não trata somente da linha Spectrum, mas também de outros micros da Sinclair Research. A versão online não contém a maioria dos artigos da revista, mas as páginas digitalizadas podem ser encontradas no World of Spectrum. A revista circulou entre 1982 a 1993, num total de 134 números e foi o que teve a maior longevidade entre as publicações relacionadas ao Sinclair.

Tipshop The Tipshop  (16/02/2009)

Idioma: inglês

Apesar de ser mais divertido tentar vencer os jogos com o seu próprio esforço, infelizmente alguns deles têm uma dificuldade que ultrapassa a capacidade humana. Neste caso este é O SITE, pois contém dicas, POKES, mapas, soluções, em fim tudo para amenizar o sofrimento dos pobres jogadores.

TK-WIKI (25/12/2011)

Este é um wiki sobre o TK90X em idioma português, criado e mantido por Policarpo Neto. A ideia deste wiki é que seja um repositório das informações e da memória desta linha de computadores. No momento eu tenho sido o autor da maior parte dos artigos, mas seria interessante se outras pessoas pudessem escrever também.

Blog do Victor Trucco (25/12/2011)

Quem está ativo no ramo de computadores clássicos certamente conhece o Victor Trucco que, entre outras coisas, produziu o Emulador de Cartuchos e o Emulador de Drive.Ele é certamente o mais ativo hobbysta quando se trata de conserto e confecção de hardware de computadores, videogames e fliperamas antigos. No seu blog estão registrados os seus feitos, com bastante detalhes e amplo registro fotográfico, o que permite que outros possam reproduzi-los. Ele também divulga os trabalhos de outras pessoas no seu blog, inclusive um artigo (Seletor de ROM) de minha modesta autoria. Visita obrigatória para quem curte Eletrônica e TK90X.

A Vida com o ZX Spectrum (25/02/2009)

Uma página muito bem feito sobre o ZX Spectrum por Mirko Lerotic Filho, apesar de não ter sido atualizado desde 1998. Em contato via e-mail o autor mostrou interesse em retomá-la. Mostra o histórico destes computadores, um interessante relato sobre a vida do usuário, e artigo sobre alguns jogos (The Hobbit, Knight Lore, MOVIE, Fairlight e Lords of Midnight). Os textos contém muitas informações e são bem escritos, com vários links (alguns quebrados).

WOS World of Spectrum (13/02/2009)

Idioma: inglês

Simplesmente o mais completo sobre a linha ZX Spectrum, quer que se refira a programas, hardwares ou publicações. Há um acervo de programas que podem ser legalmente baixadas. Se você procura alguma coisa, vá direto ao WOS que terá uma grande chance de encontrar. Tem um poderoso mecanismo de busca chamado Sinclair Infoseek. Experimente procurar por TK90X, certamente vai surpreende-lo.

Yahoo! Yahoo! Brasil Grupos: Clube do TK ( 25/12/2011)

Grupo de discussões criado em 2011 por Marcelo Martins, não se restringe apenas ao TK90X mas abrange os demais computadores da Microdigital. Muitos membros do grupo TK90X também participam deste.

Yahoo! Yahoo! Brasil Grupos: TK90X (25/12/2011)

Este grupo de discussões por e-mail criado no ano 2000 é bastante ativo, com um grande volume mensal de mensagens. Um excelente meio para contatar pessoas, tirar dúvidas e compartilhar experiências. Apesar do assunto principal ser o TK90X, em geral os usuários são complacentes com quem quer discutir outros equipamentos da época.A estrutura do Yahoo! Grupos permite que arquivos, fotos, documentos e links possam ser compartilhados entre os usuários. Quem ama o TK90X não se arrependerá de fazer parte do grupo. 

YS The Your Sinclair Rock'n'Roll Years ( 06/03/2009)

Idioma: inglês

Uma das importantes publicações inglesas sobre a linha ZX Spectrum que circulou entre 1986 a 1993, chegou a ser importado no Brasil. Cheguei a comprar vários exemplares na livraria Litec na região de Santa Efigênia na capital de SP. Adquiri alguns também em bancas de jornais da Av. Paulista. Na era da Internet grande parte do conteúdo foi digitalizado neste portal web. A apresentação visual é maravilhosa, começa com uma bonita apresentação em FLASH na capa. O acesso ao conteúdo das revista é bem fácil, sendo a navegação bastante agradável. Destaca-se ainda a série de vídeos The Your Sinclair Rock'n'Roll Years TV Show' que podem ser baixados do site. São vídeos em formato MPEG mostrando ano a ano (correntemente de 1982 a 1989) o desenvolvimento histórico da linha Sinclair ZX Spectrum. Tudo isso com fundo musical de Rock & Roll que fizeram sucesso na época. Muito nostálgico!

ZX Spectrum, o pequeno notável (11/02/2009)

A página do Ivan Scotelari é fantástica, o visual é muito bem caprichado. Há uma quantidade grande de arquivos que podem ser baixados, como jogos, aplicativos, utilitários, emuladores, programas para o TK e para o PC, documentos, telas, sons, etc. Claro que não chega a ser completo como o World of Spectrum, mas mesmo assim o material disponibilizado impressiona, e com a vantagem do idioma ser em português. No meio de tanta coisa boa, um destaque que faço é a seção "Eu e o micro", onde o Ivan faz um relato de sua história como usuário, e que me inspirou a fazer uma seção parecida.


EnterNEXT
 Início > Menu > LIST
Versão 8 - 21/02/2012

black blue
red
magenta
green
cyan
yellow
white
black blue red magenta green cyan yellow white